top of page
  • Writer's picturePatricia Lenharo

O outro é meu espelho

Olá, Buscadores!!

Hoje, gostaria de falar com você sobre um assunto muito importante: a importância dos relacionamentos no nosso processo de autoconhecimento.

a importância dos relacionamentos no autoconhecimento

É natural que tenhamos pessoas que nos incomodam e outras que admiramos muito, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar que esses sentimentos que temos em relação aos outros podem nos revelar muito sobre nós mesmos?



a importância dos relacionamentos no autoconhecimento

O que quero dizer é que o outro funciona como um espelho para nós, sinalizando os talentos e "dificuldades" que precisamos desenvolver e equalizar em nós mesmos. Quando algo no outro nos irrita muito, pode ser um indicativo de que esse aspecto também está presente em nossa sombra.



E, quando admiramos qualidades em alguém, é porque esses talentos também existem em nós mas, talvez, precisem ser mais explorados.

Sei que pode ser difícil olhar para si mesmo e encarar aspectos que não gostavam. Mas é importante entender que todos nós temos sombras, que representa aquilo que negamos em nós mesmos, mas que ainda assim existe em nosso inconsciente. Aceitar e compreender a nossa sombra pode nos ajudar a enxergar no outro a oportunidade de autoconhecimento.


Não estou dizendo que devemos aceitar comportamentos prejudiciais ou que desrespeitem nossos limites. Mas acredito que, ao entendermos melhor nós mesmos, podemos nos tornarnossa vida meis leve, mais gostosa de ser vivida.

a importância dos relacionamentos no autoconhecimento

Por isso, convido você a estar sempre atenta aos sinais que recebe dos outros e das situações que vivencia. Quando algo no outro te incomoda ou agrada, pode ser um momento de reflexão e autoconhecimento.


Através desse processo de espelhamento, podemos nos tornar pessoas mais conscientes de nosso processos, de nossas qualidades e dificuldades.


Espero que essas palavras possam te ajudar de alguma forma.


Sei que todos estamos em constante evolução e que é preciso coragem e paciência com nosso próprio processo para seguir em frente. Mas acredito que, com auto amor e acolhimento de nós mesmas, podemos construir relacionamentos mais saudáveis ​​e duradouros em nossas vidas, conosco e com o outro.


Um abraço quentinho e até a próxima.

Patrícia Lenharo.

12 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page