top of page
  • Writer's pictureRodrigo Bandeira

Eu sou uma piada pra você?

Você já considerou uma piada como possível recurso terapêutico e como um meio de trazer consciência sobre algum fato ou conduta da sua vida?

Eu sou uma piada pra você?

A piada, ou anedota tem um mecanismo estrutural muito parecido com a parábola. Uma história simples que traz em si um ensinamento, um valor, uma moral a ser passada ao ouvinte. Só que na piada o final é geralmente paradoxal, inesperado.

Eu sou uma piada pra você?

Essa propriedade da piada pode ser usada para treinar você a uma mudança de perspectiva e a fazer novas associações rapidamente ( surpresa do final/mudança de rumo/" plot/twist").


Essas características são muito requisitadas no mundo atual, no trabalho, nos relacionamentos, na sociedade pois elas são onde se estruturam a criatividade e a autenticidade.


Então contar e receber piadas pode te levar a um ganho de consciência pq te provoca a ver várias possibilidades e conexões às vezes contraditórias e muito diferentes das suas idealizações.


A piada é uma afronta à mente rígida. Pois exige uma malemolência mental, uma certa insubordinação. Não deixa a normose, a regra geral, se instalar plenamente no indivíduo.

Eu sou uma piada pra você?

Não é incomum em regimes sociais autoritários o surgimento e uso de piadas, sátiras como movimento de resistência à opressão.


Mas e quando o seu opressor é interno?


Eu sou uma piada pra você?

Quando a pessoa tem uma autoridade interna que não permite desvios e pune erros ferozmente?


Usamos a piada da mesma maneira, não em um combate, mas para a expansão da sua visão interna sobre os fatos.


Ao ter contato com as piadas, você se conecta ao seu fantasiar, ao subjetivo, à sua parte sonhadora e criativa.


Eu sou uma piada pra você?

Todo regime autoritário seja interno ou externo, primeiramente nega a possibilidade da alegria, pois é uma emoção que gera autenticidade e propícia à criatividade, ao pensar diferente.


Então ao mandar memes, contar piadas ou apenas rir, você está garantindo o seu acesso a sua criatividade, a sua essência e expandindo a sua consciência sobre você mesmo e tudo o que lhe cerca.


Uma abertura a complexidade do ser humano na sua percepção podem ser "treinadas" pelo constante acesso a piada e plot twist


E na psicanálise e no círculo da vida fazemos isso muito bem.


Não, você não vai pagar uma sessão para ouvir ou contar piadas! Isso se chama show de stand-up.

Eu sou uma piada pra você?

Na terapia estas técnicas e outras permitem de forma segura e com apoio vc entrar em contato com outras perspectivas sobre seus problemas, com a sua autenticidade e alegria.

Imagine ver as próprias questões com a fluidez e a interação de que está em uma roda de amigos se divertindo contando piadas.


Essa leveza que te proponho e ela está a uma mensagem de distância de você.


Um abraço e

Siga leve pra vida,


RODRIGO BANDEIRA

Terapeuta


Recent Posts

See All
bottom of page