top of page
  • Writer's picturePatricia Lenharo

Aquela tristeza profunda que parece que nunca vai acabar...

A depressão é uma condição de saúde que integra várias instâncias da vida de uma pessoa e que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou condição social.


tristeza profunda que parece que nunca vai acabar

No entanto, as mulheres parecem ter uma maior probabilidade de desenvolver a depressão, especialmente em momentos de transição, como após o nascimento de um filho ou durante a menopausa. Além disso, as mulheres também enfrentam muitas restrições sociais quando se trata de lidar com a depressão.


Uma das maiores limitações que as mulheres com depressão enfrentam é a falta informação a respeito do tema.


Quando uma mulher está deprimida, ela pode sentir-se sozinha, o que pode agravar os sintomas e dificultar a recuperação.

É importante que saibam que não estão sozinhas e que existem muitas pessoas que querem ajudá-las.

Amigos, familiares e outras pessoas próximas podem fornecer um suporte emocional importante mas a busca por coisas que lhe proporcionem prazer e alegria aumentam os níveis de hormônios do prazer que ajudarão a passar por esse processo tão difícil.



tristeza profunda que parece que nunca vai acabar

No entanto, muitas vezes a falta informação pode ser um obstáculo para a recuperação da depressão. As mulheres podem sentir que não podem pedir ajuda ou que estão sobrecarregando seus amigos e familiares. Algumas mulheres podem sentir que sua depressão é uma fraqueza pessoal e que não querem se sentir rejeitadas ou expostas.


É importante lembrar que a depressão é uma condição física, emocional, energética e espiritual e que não há nada de errado em procurar ajuda. As mulheres com depressão precisam se permitir pedir ajuda e aceitar a ajuda que lhes é oferecida. Isso pode envolver falar com um profissional de saúde mental, como um psicanalista ou psiquiatra, e também se conectar com grupos de apoio ou outras mulheres que também estejam lidando com a depressão.

É essencial que busquem a ajuda necessária para lidar com a condição. A depressão pode afetar todos os aspectos da vida de uma pessoa, incluindo a capacidade de trabalhar, cuidar da família e aproveitar a vida. Ao receber o suporte necessário, as mulheres podem se sentir mais capacitadas para lidar com a depressão e trabalhar em direção à recuperação.

Em resumo, a falta de compreensão sobre o tema pode levar o depressivo a acreditar que não existe espaço para reencontrar sua alegria de viver as pequenas e grandes coisas que a vida lhe oferece.


tristeza profunda que parece que nunca vai acabar

Como uma pessoa que vivi a depressão desde a infância e superei tudo isso eu posso te garantir: Você pode sair dessa situação!

O primeiro passo para a mudança é fundamental, e a ajuda terapêutica num espaço de confiança e acolhimento é algo que você pode experimentar.


Um abraço quentinho e até a próxima...

Patrícia Lenharo

Recent Posts

See All
bottom of page